eleições 2018

Quem são os representantes da Região Central eleitos para as câmaras federal e estadual

da redação

O domingo foi de reeleição de representantes da região na Câmara de Deputados durante as eleições. Com mais de 54,5 mil votos válidos, o santa-mariense ficou na 10ª colocação na disputa por uma das cadeiras no Legislativo gaúcho e conseguiu se reeleger. Valdeci, que já foi vereador, deputado federal e prefeito de Santa Maria, representou o PT nas eleições deste ano. Ele é o único representante dentre os 36 candidatos da Região Central eleito para deputado estadual.

: : Leia todas as notícias sobre as eleições : : 

Valdeci tem 61 anos, é casado, tem duas filhas e duas netas. Morador do Bairro Tancredo Neves, região oeste de Santa Maria, há mais de 30 anos, divide estadia na Capital gaúcha. Começou no movimento sindical metalúrgico e, assim, ingressou na política, consagrando ontem, sua nona vitória da vida política e o terceiro mandato como deputado estadual.

- Eu quero agradecer à toda população da região e do Estado. Estou muito feliz de poder mais uma vez poder representar Santa Maria, minha gratidão total a todos que acreditaram na minha proposta. Temos agora mais uma grande tarefa que é o segundo turno, com Fernando Haddad. Tenho certeza que o resultado é fruto de muito trabalho, empenho coletivo de muita gente. Estou ampliando minha votação em relação a 2014, isso significa que o meu trabalho foi reconhecido pelo povo do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação (AL/Christiano Ercolani)

As propostas do deputado priorizam a cobrança da abertura dos leitos e o funcionamento 100% SUS do Hospital Regional, a mobilização pela duplicação da Faixa Nova de Camobi, RSC-287, no trecho Santa Maria-Tabaí, além da ampliação do efetivo policial no interior do Estado.

Foto: Addler Martin

O outro santa-mariense eleito foi o candidato do Novo, Giuseppe Riesgo. O advogado, que defende o corte de gastos e redução do ICMS e também propõe a liberação de bebida alcoólica nos estádios teve 0,28% dos votos válidos. 

Os 16.222 votos conquistados por Giuseppe Riesgo (Novo) garantiramaga na Assembleia Legislativa. Riesgo é santa-mariense, tem 22 anos, é solteiro e tem duas irmãs. é é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e morador do Centro, ele ingressou na política em 2017, quando se filiou ao partido. Essa é a primeira vez que ele concorre a um cargo público.

- Nossa proposta é de redução gradualmente do ICMS, privatizar estatais ineficientes, fazer parcerias público e privada para construção de presídios e cortar privilégios de políticos - disse o deputado.

Ao total, foram 853 candidatos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na disputa pelas 55 cadeiras do Legislativo gaúcho, o equivalente a 15,5 por vaga. Já para as 31 cadeiras que o Estado tem direito em Brasília, foram 422 concorrentes, correspondente a 13,61 candidato por vaga.

Eleição terá segundo turno para presidente e governador do Estado

Para deputado federal, Paulo Pimenta (PT) e Pedro Westphalen (PP) foram eleitos pela Região Central. Os deputados conseguiram pouco mais de 127 mil votos e 94,3 mil, respectivamente. Paulo Pimenta é de Santa Maria e esta foi sua reeleição. Ele também já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito. Com 132.864 votos, o santa-mariense garantiu a reeleição para mais um mandato como deputado federal. Jornalista formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), iniciou a vida política dentro da faculdade, onde foi presidente do Grêmio do Colégio Agrícola em 1981; vice-presidente do Diretório Acadêmico do curso de Agronomia da UFSM, de 1984 a 1985; e presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFSM de 1985 a 1986. Ele foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito. Ao longo da campanha à reeleição, destacou temas como a retomada o crescimento do país, aumento da geração de emprego e a importância da conclusão da Travessia Urbana de Santa Maria.

Já Pedro Westphalen vai a Brasília pela primeira vez. Natural de Cruz Alta, ele já era deputado estadual e foi secretário estadual de Transportes. Westphalen tem 53 anos e fez 97.050 votos. Com isso, chegou à Câmara depois de quatro mandatos como deputado estadual. É casado, pai de três filhos e um neto. Médico, tem como principais bandeiras o municipalismo buscando mais recursos e autonomia à saúde e ao setor primário. Foi secretário estadual dos Transportes.

MAPA DO VOTO: como foi a votação e Bolsonaro e Haddad em cada estado

Suas principais bandeiras são lutar pelo municipalismo para que as cidades tenham mais autonomia e defender o setor primário:

- A vida das pessoas passa pelo Congresso Nacional. Eu me sinto muito honrado porque os eleitores compreenderam a importância da união na busca das melhorias e recursos que só virão com uma atuação forte, que será minha marca na Câmara Federal.

O papel principal de um deputado, tanto estadual quanto federal, é elaborar leis que beneficiem a população, além de fiscalizar o Executivo. Os parlamentares têm um salário generoso e vários benefícios para desempenhar o mandato.

NO GOVERNO
Pela disputa a governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB), atual governador, vão a segundo turno. O representante tucano conseguiu 35,70%, enquanto que Sartori fez 31,23% dos votos válidos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quem são os senadores que vão representar o Rio Grande do Sul Anterior

Quem são os senadores que vão representar o Rio Grande do Sul

Filas, problemas com urnas e teste de biometria: como foi o dia de eleições em Santa Maria Próximo

Filas, problemas com urnas e teste de biometria: como foi o dia de eleições em Santa Maria

Política